quarta-feira, 25 de abril de 2012

Blogosfera Antiplágio

Então é assim: você pega aquele seu livro bacana da estante. Abre, começa a ler. Presta atenção em todos os detalhes, cola post-its, faz anotações. Pensa em como aquela frase vai fazer o maior efeito na sua resenha. "Poxa, acho que os leitores vão gostar disso". Às vezes, você embarca na história. De outras, deixa até mesmo o seu prazer de lado para pensar em como vai apresentar sua opinião aos leitores do seu blog. Aí você, incauto blogueiro, termina a leitura. Pega seu livro, seu caderninho de anotações, seu arquivo com notas, o que seja; e vai para a frente do computador. Passa umas boas duas horas pensando em como irá traduzir em palavras o que sentiu durante a leitura. Se não usa a sinopse oficial do livro, gasta mais duas horas escrevendo uma sinopse personalizada, tomando aquele cuidado especial para não colocar nenhum spoiler.
Então vem a fase de revisão. Você lê, relê. Muda frases de lugar, ajusta conceitos. Reformula ideias. Talvez apague tudo e recomece. Afinal, você é um blogueiro responsável. Quer que seu texto saia o melhor possível, que os leitores puxem lencinhos e se emocionem com você, ou que leiam e riam porque você também riu lendo aquele livro. E você procura imagens. Capas de várias edições pelo mundo. Imagens em gif que traduzam seu surto ao ler aquela história. Trilhas sonoras que acompanharam sua leitura. Imagens que ilustrem o quanto você foi afetado pelo que o autor te contou naquelas páginas.
Quem sabe você não seja tão perfeccionista e só escreva seu texto, tomando o cuidado de ver se não tem nenhum errinho. Tudo bem. Deu trabalho do mesmo jeito escrever as coisas da melhor maneira que você sabia. Tudo isso te custou tempo. Aquele espaço entre seus dois empregos. Suas horas de folga que podiam ser empregadas em outras formas de lazer. Minutos e mais minutos madrugada adentro, em que você poderia estar dormindo. O drama pode parecer exagerado, mas muitos blogueiros deixam o lazer e o sono de lado pra manter o blog! Mas você ama ler. E ama seu blog. Ama escrever e ama o que faz  e é por isso que você está ali, persistente. Criando seu próprio conteúdo. ...Tudo isso para vir um babaca chupinhador e roubar seu trabalho suado de horas em alguns poucos segundos, postando aquilo que você deu o sangue pra criar como se fosse dele. SEM CRÉDITOS. Enganando a todos: aos leitores, que nem sempre sabem do que o kibador é capaz; às editoras e autores que inadvertidamente fecham parcerias com tais blogs... e a ele(a) mesmo(a), que anda por aí achando que ninguém percebe a grande e robusta mentira que é.



PLÁGIO É CRIME. É ANTIÉTICO. RESPEITE O TRABALHO DE QUEM CRIOU O CONTEÚDO. QUER MANTER UM BLOG? ESCREVA VOCÊ MESMO! (Ou fique na sua, que é melhor pra todo mundo. E mais respeitoso também.)
Esse post é parte de uma postagem coletiva contra o plágio na blogosfera. Acesse o site "Blogosfera Antiplágio", saiba mais sobre o assunto e veja quem mais apoia essa causa.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Resenha Premiada #14 - Romeu e Julieta - William Shakespeare


Romeu e Julieta

Autor: William Shakespeare
Título original: Romeo and Juliet
Tradutor: F. Carlos de Almeida Cunha Medeiros e Oscar Mendes
Editora: Martin Claret
Data: 2012
Número de páginas: 160 p.
Coleção: A Obra-prima de cada autor; 93
ISBN: 9788572325271

SINOPSE
Após violento embate, finalmente uma trégua se impôs entre os Montecchio e os Capuleto, duas famílias inimigas cujo rancor persistia há diversas gerações. No entanto, um amor proibido entre os jovens Romeu, um Montecchio, e Julieta, uma Capuleto, viria a abrir uma nova disjuntiva na história dessas famílias. Seria possível a concretização desse amor? Seria ele o responsável por estabelecer a paz entre as famílias?

COMENTÁRIOS
Antes de iniciar os comentários, julgo pertinente esclarecer que a edição da Martin Claret apresenta a história como peça de teatro mesmo, o que para alguns pode dificultar a leitura para mim torna mais fiel o texto e até mais fácil a sua compreensão. Tenho outras versões da obra e nem todas são tão gostosas de ler.

Romeu e Julieta é um clássico e como tal considero difícil de ser resenhado. São tantas adaptações ao longo dos anos, que custa crer que alguém nunca viu um livro, filme ou mesmo desenho sobre a peça.

A peça, uma tragédia que apresenta alguns elementos dramáticos, passa-se em Verona, Itália e os personagens centrais são os jovens Romeu e Julieta. Filhos de famílias rivais, eles se apaixonam perdidamente desde o momento em que se veem em um baile de máscaras na casa da família da moça, os Capuletos.

“JULIETA
Meu único amor nascido de meu único ódio! Cedo demais o vi, sem conhecê-lo, e tarde demais o conheci! Prodigioso é para mim o nascimento do amor para que deva amar meu inimigo abominado!” p. 62

“ROMEU
Com as leves asas do amor, transpus estes muros porque os limites de pedras não servem de empecilho para o amor. E o que o amor pode fazer, o amor ousa tentar. Assim teus parentes não me são obstáculos.” p. 67


As duas famílias vivem em conflito há bastante tempo e quando a situação piora drasticamente surge à interferência do Estado na pessoa do Príncipe de Verona. Neste contexto percebe-se certa influência política na trama shakespeariana, o que só agrava a posição de Romeu e o afasta de Julieta.

Pressionados pela família, e pelas circunstâncias, Romeu e Julieta decidem casar-se em segredo. Decisão tomada, a ajuda dos amigos e particularmente de Frei Lourenço é fundamental para o sucesso do plano. O amor prova ser tão arrebatador que é capaz de convencer até mesmo aqueles que não deviam ser convencidos...

Infelizmente nem tudo ocorre conforme o esperado e a sequência de fatos que culminam no desfecho final é o que torna a história tão especial para mim.

“JULIETA
Então, janela, deixa entrar o dia, deixa sair a vida!” p. 111

Há quem diga que o amor de Romeu e Julieta só se tornou tão célebre por ter sido tão puro, intenso e não ter tido oportunidade de se concretizar. Prefiro continuar romantizando a história e parafrasear Vinícius Que não seja imortal, posto que é chama. Mas que seja infinito enquanto dure.”

E se você gosta de romances, clássicos ou quer apenas apreciar um bom livro, não deixe de aproveitar a promoção! Dessa vez vou utilizar o Rafflecopter, já que facilita muito o controle dos participantes e transparência no sorteio.
a Rafflecopter giveaway


A promoção válida de 20/04 até 19/05. 
Resultado: 20/05/12. 

OBS.:
# Serão verificadas se todas as regras foram cumpridas;
# Para participar, é necessário ser residente ou ter endereço de entrega no Brasil;
# O sorteado terá 72h para responder o e-mail ou será feito um novo sorteio;
# O envio do prêmio será em até 20 dias.
Boa sorte!!


No Acervo #31

Olá!
Hoje tenho poucas novidades. Em parte a culpa é da falta de ânimo e em parte culpa da Bienal de São Paulo que se aproxima, afinal se comprar muito agora fico sem comprar depois... rs.

Visitar a Bienal é uma experiência deliciosa que não abro mão e o melhor é voltar com vários livrinhos na bagagem, então economia a vista. Mesmo assim aproveitei uma feira que aconteceu na faculdade em que atuo e que tinha uns livros por preços ótimos por sinal. Também encontrei mais dois livros da Julie Garwood que são repetidos e vão para promoção do meu *aniversário* final do mês... fiquem de olho.
Compras na Top Livros
#No Lugar errado, na hora errada - Andrea Kane (Skoob)
Comprei por acaso, pois gostei da capa. Logo em seguida vi algumas resenhas bem promissoras.
#O Pálido olho azul - Louis Bayard (Skoob)
Outra aquisição movida pela capa e sinopse. Parece uma história bem interessante, no gênero suspense policial.

Promoções e sorteios
#5° Cavaleiro - James Patterson (Skoob)
Ganhei no Ilusões Noturnas, em um concurso cultural. Totalmente inesperado, já que me considero péssima nesse tipo de promoção.
Mimos
#Bottons Coca-cola
Já viram os bottons da Coca-cola?? Estou bem viciada neles e já consegui vários; não que beba tanto refrigerante! Longe disso, mas tenho alguns contatos... rs.
#Marcadores
Uma voltinha na Livrarias Curitiba rendeu alguns marcadores para coleção.

E quais as novidades que vocês receberam?

domingo, 1 de abril de 2012

Leituras de Março - 2012

Olá!
O primeiro mês de trabalho depois das férias é tenso: muito serviço acumulado e preguiça ainda rondando. Confesso que dá uma vontade de continuar em casa... Mas março passou, durante o mês mantive a média e li mais alguns ótimos livros que estavam na lista de leitura. Foram 13 livros entre romances de banca e livraria, todos bem aproveitados. Destaque livraria para Ligações Proibidas e O Preço do Amor. Destaque banca para Coração Roubado.


1.     
Amante meu – J. R. Ward (Irmandade da Adaga Negra, 8)
01-03 mar.
2.     
Coração roubado – Candace Camp
04 mar.
3.     
O Preço do amor – Stephanie Laurens
05-10 mar.
4.     
Escândalo em Gilbraltar – Christina Laffeaty
11 mar.
5.     
A Caminho do pecado – Shannon Donnelly
11-12 mar.
6.     
Um amor para recordar – Suzanne Enoch
13-14 mar.
7.     
O Dote espanhol – Candace Camp
15-16 mar.
8.     
Ligações proibidas – Cheryl Holt
17-18 mar.
9.     
Um amor a conquistar: Mikail – Nora Roberts (Os Irmãos Stanislaski; 1)
18-20 mar.
10.  
A Última virgem – Dorie Graham
20-28 mar.
11.  
Um amor a despertar: Alex – Nora Roberts (Os Irmãos Stanislaski; 2)
21-23 mar.
12.  
Noites de paixão – Cheryl Holt
24-25 mar.
13.  
Um amor a domar: Natasha – Nora Roberts (As Irmãs Stanislaski; 3)
26-30 mar.


No Acervo #30 - Especial Wook

Olá!
Para alegrar o final de semana recebi ontem a segunda compra que fiz na Wook. Como na primeira, optei por romances históricos e com um toque hot. A variedade de livros publicados em Portugal nesse estilo é tão grande que é difícil limitar a escolha... sempre exagero na compra.
Clique nos títulos para saber mais sobre o livro!
As regras dele vão iniciá-la no mundo do prazer e da sensualidade. As regras dela vão subjugá-lo.
Ele viu-a e pagou uma fortuna para ficar com ela. Pelo menos, era o que todos pensavam. Mas este casamento não é o que parece…
O primeiro livro faz parte da série Rothwell Brothers, da qual já tenho o segundo e terceiro, mas ainda falta o último.
Ian de Guilford é um sedutor implacável. Lady Reyna é uma mulher pura e íntegra. Juntos, são como a água e o vinho, o ódio e a paixão…
Anna de Leon é tudo o que Morvan quer. Mas é ela quem comanda no campo de batalha…
Esse livros, junto com Casamento de Conveniência, são os três últimos de uma série não sequencial. Os três primeiros livros dessa série ainda não foram publicados em Portugal.
Por vezes é necessário enfentar aquilo que mais tememos para não perder o amor.
Até mesmo o coração mais duro pode ser conquistado por amor e um toque de magia.
Dois primeiros volumes da série Sugar Maple Chronicles.
#O Príncipe Corvo - Elizabeth Hoyt
Uma arrebatadora história de desejo e paixão
Apesar da capa não ser muito atraente, o livro foi bem recomendado e a sinopse é bem interessante. É o primeiro livro da trilogia Príncipes.
#O Casamento do ano - Laura Lee Guhrke
Abandonada no altar... O Duque regressou, mas ela não tem intenção de voltar para ele de braços abertos.
Primeiro livro da trilogia Abandoned at the Altar.
Ela não acredita em contos de fadas… nem em felizes para sempre.
#Um Estranho nos meus braços - Lisa Kleypas
Lady Hawksworth, o seu marido não está morto…
As mães casamenteiras da alta sociedade londrina estão ao rubro: Simon Bassett, o atraente (e solteiro!) duque de Hastings, está de volta a Inglaterra
Este livro foi publicado no aqui como romance de banca, intitulado "O Duque e eu". Apesar de não parecer ter sido cortado, quando comparado ao original o próprio tamanho do livro indica que ouve supressões.
#Escravos do amor - Kate Pearce
O amor de uma mulher, a redenção de um homem
#Um Erro inconfessável - Emma Wildes
Um pedido diabólico requer uma solução diabólica.
Segundo livro da trilogia Notorious Bachelors. Já li o primeiro, Um Homem Imoral, e adorei.

A noiva vai tentar libertar-se de todas as suas inibições.
    Último livro da série Irmãs Albright e o único que tenho por enquanto. Já li Tabu da autora e amei demais.

As compras na Wook tem um encanto próprio; além dos livros incríveis sempre vem um mimo especial na caixa. Dessa vez ganhei marcadores, livreto e uma máscara sedutora que veio com o livro Escravos do amor.


E então, gostaram?????